VISITA AO MUSEU DINÂMICO INTERDISCIPLINAR DA UEM
12.abr.2019 [sex]


Nos dias nove e dez de abril do presente ano (2019), os estudantes do primeiro módulo do curso Técnico em Radiologia do Centro Educacional UNIARTE, acompanhados dos professores Cleber Souza (Física e Psicologia), Carla Siquerolo (Ética) e Nattaly Bonacin (Anatomia e Programa de Saúde) estiveram no Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá (MUDI-UEM).

 


A visita faz parte das atividades desenvolvidas ao longo do curso Técnico em Radiologia, visando propiciar aos estudantes um aprendizado dinâmico, interativo e além dos muros da instituição, fugindo assim da tão usual tríade livro-giz-quadro-negro. No decorrer do curso Técnico em Radiologia que tem duração de 18 meses, são apresentados aos estudantes, os conhecimentos teóricos em sala de aula, bem como os conhecimentos práticos por intermédio das aulas praticas em laboratório especifico, e dos estágios supervisionados, obrigatórios, previstos na grade curricular do curso.

 


Ainda com relação à grade curricular, são previstas e realizadas visitas técnicas em hospitais, e clinicas, nos setores de diagnóstico por imagem. Essas visitas são obrigatórias para a conclusão do curso Técnico em Radiologia, e tem extrema importância por que os estudantes possam se familiarizar com seu futuro ambiente de trabalho. 

 


Além das atividades previstas na grade curricular, o Centro educacional UNIARTE busca sempre novas maneiras de estimular o aprendizado, propiciando a seus alunos atividades extracurricular, nas quais complementarão os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Neste sentido, a visita ao MUDI-UEM assume proporções significativas na união teoria-pratica,pois trata-se de um ambiente multidisciplinar e dinâmico, unindo conhecimento e diversão.


 


Durante a visita ao MUDI-UEM, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer e interagir com experimentos das mais diversas áreas, contando com o acompanhamento dos professores, e dos monitores do museu.

 


O setor de Anatomia propiciou aos estudantes um melhor entendimento das estruturas que compõem o corpo humano, pois tiveram a oportunidade de verem de perto diversas peças anatômicas ali disponíveis, como os vários ossos que compõem o corpo humano, os órgãos internos do corpo, que na maior parte das vezes é retratado utilizando-se figuras ilustrativas. Neste setor, os estudantes ouviram a explicação dos monitores referente a cada peça ali exposta.

 


Na sala de Física, os estudantes tiveram a oportunidade de ver e interagir com experimentos que demonstram os princípios físicos aplicados ao curso Técnico em radiologia. Foi apresentado a eles experimentos que representam partes importantes dos aparelhos utilizados no dia-a-dia dos centros de diagnóstico por imagem, bem como outros experimentos lúdicos que tornam o aprendizado de física algo mais simples e dinâmico. Dentro da área da Física, durante a apresentação dos experimentos, foi propiciado aos alunos diversos momentos de descontração, como a parte do giroscópio.




Além dessas duas áreas especificas, voltadas para disciplinas importantes dentro da radiologia, os alunos ainda tiveram contato com a parte da química, com o setor de conscientização contra o tabagismo, e várias outras áreas que o museu disponibiliza à visitação.

» Voltar para notícias

UNIARTE
Rua Ver. Basílio Sautchuk, 762 - Ed. Gran Art
Próximo ao Term. Urbano - Maringá / PR - (44) 3026-2940
Nexus Design